sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rotarianos se unem para ajudar vítimas do terremoto no Haiti.


Rotarianos do mundo todo estão unindo forças para levar ajuda às áreas do Haiti atingidas pelo terremoto do dia 12 de janeiro.

A estimativa é que milhares de pessoas tenham perecido em função do maior terremoto que ocorreu neste país nos últimos 200 anos. A maior parte da capital, Port-Au-Prince, está em ruínas. Prédios do governo, hospitais, escolas e favelas inteiras não resistiram ao tremor.

"Os rotarianos estão trabalhando rápido e arduamente para levar ajuda às vítimas", diz o ex-diretor do RI Barry Rassin, de Nassau, nas Bahamas. "Ao mesmo tempo, estamos procurando desenvolver um plano de assistência a longo prazo".

Mais de US$75.000 foram doados pelo Distrito 7020, do Caribe, que coordenará os esforços através da Força-Tarefa do Haiti, criada há dois anos para administrar toda ajuda financeira à nação. 
Para saber como ajudar, envie e-mail ao governador de distrito Errol Alberga, ou acesse o site do Distrito 7020

A ShelterBox enviou 500 contêineres de suprimentos, e uma equipe de assistência deverá chegar à região em breve. Além disso, mais de 100 Aquaboxes com água potável estão sendo despachadas ao local.
"Estivemos no Haiti há 18 meses para entregar suprimentos após vários furacões terem deixado milhares sem moradia", diz Lasse Petersen, gerente geral da ShelterBox. "Nossos contatos no país continuarão agora a levar ajuda aos mais afetados pela crise atual."

A Fundação Rotária criará um fundo para os rotarianos dos EUA que desejem doar ao plano de recuperação a longo prazo. 

O presidente do RI, John Kenny, e o presidente do conselho de curadores da Fundação Rotária, Glenn E. Estess Sr., enviaram uma carta de condolências ao país perguntando como os rotarianos poderiam colaborar.

Acompanhe as notícias sobre o terremoto no Haiti no site do RI.